LIKE

domingo, 29 de abril de 2012

A minha relação com Deus...

Ontem fui à missa e mais uma vez percebi o porquê da minha relação com a Igreja católica estar numa fase complicada...
Como já referi, fui à missa com a minha avó. Chegámos um pouco adiantados. A igreja é minúscula, estavam já algumas velhotas da aldeia, mas o padre ainda nem sequer tinha chegado e muito menos começado a missa.
Nesse dia havia um casal que fazia 50 anos de casado e ia renovar o votos durante a eucaristia.

Antes mesmo de começar a missa estavam todos os presentes a conversar cordialmente, quando duas das mais activas católicas da igreja, nos presenteiam com um, e passo a citar: "shhhhh, estamos numa igreja..por favor mais respeito"... ora reside aqui e começa também um dos motivos por esta minha crise católica. Acho que a igreja é um sítio para se estar com respeito, mas não acho que o respeito deva significar necessariamente um total e absoluto silêncio. A igreja não é local de algazarra, de copos e galhofa..mas não entendo porque não podem estar os seus utilizadores num momento de confraternização e convívio antes do momento mais solene, que é a eucaristia?
Já no decorrer da missa, no momento do Aleluia, houve algumas senhoras que decidiram cantar juntamente com a oradora (num momento que tipicamente seria apenas protagonizado por quem estava a realizar a leitura), novamente as mesmas senhoras brindaram os presentes com um "shhhh"...

Fiquei mesmo irritada, mas como estava num meio pequeno e na aldeia da minha avó, fiquei calada e não emiti qualquer opinião sobre o assunto, para não causar problemas à minha querida avó, que já não tem idade para se meter em confusões...
De qualquer modo e para concluir o meu racícionio, estes formalismos da Igreja Católica dão cabo de mim (e não de uma forma positiva).... acho que a Comunidade católica e os seus eventos devem ser motivos de alegria e de boa disposição, e não momentos que mais se aproximam das cerimónias fúnebres... eu sou pelas missas que envolvem violas, músicas alegres, sermões positivos e realistas, que são momentos de convívio da comunidade e não momentos de profunda seca, onde metade dos sermões ninguém percebe ou se identifica...onde as músicas são tão "boring" que mais parecem canções de embalar...nisto, vão-me desculpar os outros católicos, mas o gospel é fantástico, porque vibrante e verdadeiramente motivador...
Se calhar, se a Igreja Católica visse o filme onde a Whoppy G. (Do Cabaret para o Convento) personifica uma freira que atrai jovens para a missa através de músicas um pouco mais populares, podia aprender algo e chamar para a Igreja mais gente e gente mais nova...
Sim, porque eu acredito nos valores que a Igreja Católica defende..mas nem sempre acredito muito na forma como tenta passá-los...

Sem comentários:

Enviar um comentário