LIKE

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Natal de Saramago...

É também por trechos como este que eu adoro ler Saramago...Se bem que o Ensaio sobre a Cegueira continua a ser o meu livro de eleição, não pude deixar de rir ao ler este pedaço das suas memórias...e a imaginar a cena caricata...esta imagem natalícia de Saramago é demais:

"Nesse tempo os Reis Magos ainda não existiam (ou sou eu que não me lembro deles) nem havia o costume de armara presépios com a vaca, o burro e o resto da companhia. ... Deixava-se à noite o sapato ("o sapatinho") na chaminé, ao lado dos fogareiros de petróleo, e na manhã seguinte ia-se ver o que Menino Jesus lá teria deixado. Sim, naquele tempo era o Menino Jesus quem descia a chaminé, não ficava deitado nas palhinhas, de umbigo ao léu, à espera de que os pastores lhe levassem o leito e queijo, porque disto, sim, iria precisar para viver, não do ouro-incenso-e-mirra dos magos, que, como se sabe, só lhe trouxeram amargos de boca. O Menino Jesus daquela época ainda era um Menino Jesus que trabalhava, que se esforçava por ser útil à sociedade, enfim, um proletário como tantos outros. Em todo o caso....custava a acreditar que o Menino Jesus estivesse disposto a emporcalhar a brancura da sua veste descendo e subindo toda a noite por paredes cobertas daquela fuligem..."
in Pequenas Memórias, José Saramago..

Bem este livro já está...venha o próximo...que saudades tinha eu de ler um livro de seguida, sem interrupções, sem pressas, sem pressões....

Sem comentários:

Enviar um comentário